terça-feira, 14 de outubro de 2014

DIRETORES DE ESCOLA E ASSESSORES DE DIREÇÃO ASSINAM TERMO DE COMPROMISSO DE GESTÃO 2014 - 2015

           De acordo com o Decreto Estadual N. 1.794/2013, que  "dispõe sobre a Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional, em todos os níveis e modalidades, da rede estadual de ensino", o Diretor elaborará, o seu Plano de Gestão Escolar - PGE, junto à comunidade escolar, em consonância com as prioridades da Política de Educação do Estado, baseado em diagnóstico da realidade educativa e nos desafios da escola para cuja direção é candidato.

          O Plano de Gestão representa o compromisso do Diretor com a escola e a Secretaria de Estado da Educação - SED, servindo de base para a redefinição, junto a comunidade escolar, dos instrumentos de gestão da Escola. Deve ter como base o Projeto Político Pedagógico- PPP da escola, a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e a legislação vigente.

            Ao elaborar o Plano de Gestão é necessário que o Diretor tenha conhecimento da realidade da escola e seus indicadores, seus avanços e desafios, para que possa definir objetivos, metas e ações na perspectiva de dar respostas aos fatores críticos evidenciados pelos indicadores e que favoreçam o compromisso com o ensino e com os resultados na aprendizagem de todos os estudantes.

            É importante que o gestor reavalie com a comunidade escolar as metas já definidas no PPP e a partir de então faça a sua proposição, considerando as dimensões: pedagógica, administrativa, financeira e física.

            Nos meses de agosto e setembro/2014, nas 10 Unidades Escolares e CEJA/SJ, na abrangência da SDR/GERED, ocorreram solenidades para assinatura dos Termos de Compromisso de Gestão pelos Diretores e Assessores de Escola. 
Na ocasião a Supervisora de Educação Básica e profissional orientou as comunidades escolares sobre o Decreto nº 1794/2013 e Portaria nº 01/SED/2014 que regulamentam a Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional  da rede estadual de ensino, em todos os n´veis e modalidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário